sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Amado re-estréia no Teatro do Sesi-SP


Olá!Pessoal!
Depois de algum tempo sem postagens, cá estou  aqui novamente e desta vez, aproveitando a temporada de Teatros  com magníficos shows direcionados á arte e a cultura,que voce poderá encontrar na cidade de São Paulo!

Hoje a dica vai para Instituto Brincante



Sucesso de público em sua temporada 2012, o espetáculo juvenil Amado, prestigiado por mais de 16 mil pessoas, volta ao palco do Teatro do SESI-SP
 para sete apresentações.

A montagem é uma homenagem a um escritor que soube, magnificamente,
 traduzir a alma coletiva do povo brasileiro.

Nove artistas do Instituto Bricante reinventam personagens e conflitos das obras de Jorge Amado




Prestigiado por mais de 16 mil pessoas em 2012, o espetáculo juvenil Amado volta ao palco do Teatro do Sesi-SP para sete apresentações gratuitas a partir de quarta-feira (30/01), às 21h.

Primeira peça criada pelo Instituto Brincante, a montagem é encenada por integrantes da instituição e tem consultoria artística de Antonio Nóbrega e direção e roteiro de Rosane Almeida. Em breve, ganhará versão cinematográfica.

Inspirada na obra de Jorge Amado, a peça não só traduz a obra do autor baiano para o teatro, mas também a maneira como ele criou suas histórias e personagens. Com canções interpretadas ao vivo e performances de dança, o espetáculo é uma grande festa. No elenco estão nove artistas (professores e ex-alunos do Instituto Brincante) com rigorosa formação em dança, música, circo e teatro, e uma visão lúdica do fazer artístico.

Variadas formas de amor

Seguindo o modelo dos espetáculos populares, as linguagens artísticas (canto, dança, teatro e circo) dialogam para refletir um tema central: o amor. A peça retrata diversos personagens encontrados na obra de Jorge Amado, dando destaque às variadas formas de amor com as quais o autor contextualizou esses personagens, como o amor pela cachaça e pelo jogo encontrado em Vadinho (Dona Flor e Seus Dois Maridos); o amor pela confusão e pela briga, característicos de Baldo (Jubiabá); ou o amor pelo sonho de Vasco Moscoso (O Capitão de Longo Curso).



Amado se propõe a compreender as inspirações do autor baiano e a utilizá-las em todas as formas de linguagem possíveis no palco. Os desfiles de tipos populares, a ênfase no Brasil mestiço, o humor e a beleza do povo brasileiro são alguns dos elementos utilizados em cena e reunidos em vários esquetes contados de maneiras diferentes.

Rosane Almeida, que assina o roteiro e a montagem de Amado, buscou estreitar o universo de afinidades entre a obra de Jorge Amado, sobretudo de seus personagens, e os elementos e contextos da cultura popular brasileira, grande fonte de pesquisa e inspiração para o Instituto Brincante no desenvolvimento e na formação de artistas brasileiros.

Música e poesia

A trilha sonora de Amado, formada por composições e arranjos autorais do elenco, é uma síntese dos ritmos brasileiros e explora o melhor da música instrumental do país. As letras transmitem poeticamente as passagens mais significativas da obra de Jorge Amado e as canções são interpretadas ao vivo.

Segundo a diretora Rosane Almeida, montar um espetáculo em homenagem aos 100 anos de Jorge Amado foi um presente para o Instituto Brincante. “Desde sua origem, o Brincante tem se caracterizado como um local de estudo e reinterpretação de uma generosa cultura que vêm subsidiando trabalhos inovadores de educação”, finaliza a diretora.

Ficha técnica

Direção e roteiro: Rosane Almeida
Texto: Marcelino Freire em colaboração com Luan Maitan e elenco
Assistente de direção: Antônio Meira
Direção musical: Leonardo Gorosito
Consultoria artística: Antonio Nóbrega
Elenco: Alencar Martins, Antônio Meira, Carla Passos, Cristiano Meireles, Fláira Ferro, Flora Popovic, Leonardo Gorosito, Rosane Almeida e Saulo Bortoloso
Produção executiva: Fernanda Assis

Serviço

Espetáculo Amado
Local: Teatro do Sesi São Paulo (Av. Paulista, 1313, Metrô Trianon-Masp).
Apresentações:
30 e 31 de janeiro (quarta e quinta-feira, às 21h); 1º, 2 e 3 de fevereiro
 (sexta-feira e sábado, às 21h; e domingo, às 19h30); e 6 e 7 de fevereiro (quarta e quinta-feira, às 21h)
Agendamentos escolares e de grupos: de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 17h, pelo telefone (11) 3146-7439
Capacidade: 456 lugares
Duração: 75 minutos
Classificação indicativa: livre
Informações: (11) 3146-7405

Entrada franca
– a distribuição dos ingressos tem início a partir da abertura da bilheteria, no dia do evento.
Podem ser retirados dois ingressos por pessoa
Horário de funcionamento da bilheteria: de quarta a sábado, das 12h às 20h30; e aos domingos,
 das 11h às 20h.

Leia mais

Acompanhe a programação cultural do Sesi-SP no site:
www.sesisp.org.br/cultura


Fonte: SESI-SP Cultura
Fiesp

Bom entretenimento  à Todos!


Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Edna MarS"