quarta-feira, 27 de junho de 2012

Atenção para o risco de Trombose Venosa em vôos de longa duração!





O número de brasileiros que viajam de avião não para de crescer.
Serão 90 milhões em 2014, 32% a mais do que no ano passado, segundo relatório da Associação Internacional de Transportes (Iata), com sede em Genebra (SUI). Em trajetos mais longos, no entanto, é necessário tomar alguns cuidados com a saúde. Permanecer sentado e parado durante todo o voo aumenta o risco de trombose.

A trombose venosa profunda acontece quando há uma coagulação do sangue dentro de uma veia, quase sempre nos membros inferiores. “Um dos fatores causadores é a imobilidade da pessoa, que fica muito tempo parada e acaba por causar a coagulação, a formação de um trombo. Em uma viagem longa de avião, por exemplo, a pessoa mexe os braços, mas as pernas ficam quase sempre imóveis”, explica Vasco Lauria, chefe do serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Federal da Lagoa, vinculado ao Ministério da Saúde.

Para evitar complicações, é fundamental que se use meias elásticas. “As pessoas também precisam levantar, caminhar, se movimentar”, orienta. Em alguns casos, é recomendável que a pessoa procure um profissional antes de viajar. “O cuidado tem que ser redobrado com pessoas fumantes e que fazem uso de anticoncepcionais orais, que potencializam a coagulação do sangue”.

Nos casos mais graves da doença, o trombo se desloca, chega ao pulmão, causando embolia, que pode levar à morte. “O trombo sai de veias importantes na coxa e na região pélvica e vai para onde os vasos diminuem de tamanho. Sai da perna, passa pelo coração e chega ao pulmão, onde a trama arterial diminui e faz a embolia”, explica.

Além dos viajantes que realizam trajetos longos, a trombose venosa profunda atinge outros grupos de pessoas. “Estão em risco aqueles que ficam muito tempo acamados, em recuperação de cirurgias grandes ou de fraturas”, analisa Vasco Lauria, chefe do serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Federal da Lagoa.

Fonte: Marcos Moura / Agência Saúde


Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Edna MarS"