sábado, 17 de setembro de 2011

ES é o terceiro Estado no Brasil a zerar espera por transplante de córnea!



A fila para quem aguarda por uma córnea no Espírito Santo, que já chegou a ultrapassar 300 pacientes, não existe mais. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), no começo deste mês, as últimas quatro pessoas da lista receberam doação por meio da Central de Captação de Órgãos da Secretaria de Estado da Saúde (CNCDO). Todas passaram pelo transplante – o último deles realizado nesta semana. Como resultado, 16 córneas excedentes puderam ser ofertadas à Central Nacional de Transplantes (CNT), que as encaminhou para Goiás.

O feito coloca o Estado entre os três do Brasil onde não há espera por córnea. O Espírito Santo já chegou a ter 325 pacientes aguardando por doação de córnea. Entretanto, a quantidade de pessoas na lista foi diminuindo à medida que a quantidade de transplantes aumentava. Em 2009, foram realizados 131 procedimentos; em 2010, foram 159 e em 2011, 193, nos seis primeiros meses. Em julho deste ano, a fila era de apenas 37 e em setembro, chegou a zero. Agora, quem precisar do tecido, não precisará aguardar.

O desempenho do Estado rendeu-lhe a quinta posição no ranking nacional quando se calcula o número de transplantes de córnea por milhão de população (com 86,6%). Segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), a informações é relativa ao primeiro semestre de 2011 e não leva em conta, portanto, o fim da lista de receptores do tecido.

Hospitais credenciados para realizar transplante de córnea:

Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM)
Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV)
Centro de Cirurgia Ocular do Espírito Santo
Hospital Mata da Praia
Instituto Oftalmológico Santa Luzia

Fonte: G1

Publicado em 16/08/11

Veja a matéria completa publicada em seu veículo de origem

3 comentários:

Luiz disse...

Gostaria de saber qual o preço pelo transplante de córneas e se, no meu exemplo, que sou de Minas Gerais, existe a possibilidade de realizar o transplante ai no Espirito Santo. Qual o período de recuperação? Como é o processo para definir a compatibilidade? Obrigado.i8

Luiz disse...

Gostaria de saber qual o preço pelo transplante de córneas e se, no meu exemplo, que sou de Minas Gerais, existe a possibilidade de realizar o transplante ai no Espirito Santo. Qual o período de recuperação? Como é o processo para definir a compatibilidade? Obrigado.

Unknown disse...

Olá!Luiz!!

Em primeiro lugar, peço-lhe desculpas pelo atraso na resposta!
ando meio tumultuada entre varios afazeres e sem tempo para vir ao meu Blog!
Vamos lá...

Eu não poderia lhe explicar sobre valores, de vez que isso interfere na ética entre profissionais.
Em sua cidade voce poderia obter maiores informações diretamente na

FHEMIG - FUNDAÇÃO HOSPITALAR O ESTADO DE MINAS GERAIS:

Linha de orientação à população 0800-283-7183

Banco de Olhos

O Complexo MG Transplantes tem dois bancos de olhos, um em Belo Horizonte e outro em Juiz de Fora. O Banco de Olhos de Belo Horizonte é reconhecido nacionalmente e um dos mais bem estruturados do país.


-Já em ES
A doação de órgãos e sua destinação para transplantes é coordenada em Minas Gerais pelo Complexo MG Transplantes, que é responsável pela captação e distribuição de órgãos em todo o Estado, por meio da Central Nacional de Captação de Doação de Órgãos (CNCDO).

Hoje, criou-se no Espírito Santo condições para ter mais córneas disponíveis. Quando há indicação de transplante a CNCDO é notificada e, se não houver demanda interna, o excedente é disponibilizado à Central Nacional de Transplantes (CNT), que a encaminha de acordo com a necessidade dos estados.

SAIBA MAIS

Confira os hospitais credenciados para realizar transplante de córnea
>> Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM)
>> Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV)
>> Centro de Cirurgia Ocular do Espírito Santo
>> Hospital Mata da Praia
>> Instituto Oftalmológico Santa Luzia

Espero ter colaborado!
Boa sorte Luis!

Grande Abraço!

Edna MarS

Fonte: http://www.dio.es.gov.br

Veja Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Edna MarS"