quarta-feira, 15 de junho de 2011

*Horários de Eclipse Lunar em 15 de junho de 2011




Para quem quiser acompanhar, os horários do eclipse para o Brasil (horário de Brasília):



Entrada na penumbra: 14:25

Entrada na sombra: 15:23

Início da Totalidade: 16:22

Máximo do Eclipse: 17:12

Término da Totalidade: 18:02

Saída da sombra: 19:02

Saída da penumbra: 20:01














Não é todo dia que se vê um eclipse total da Lua. Muito menos quando ele ocorre no momento em que o satélite natural da Terra surge no horizonte. Essa combinação rara de fenômenos será observada, nesta quarta-feira (15), na maior parte das regiões próximas ao litoral brasileiro.



O eclipse terá início às 16h22, no horário de Brasília, mas o “nascer da Lua” só ocorrerá em Fortaleza às 17h22. Isso significa dizer que quando o astro começar a ser observado nos céus da cidade (e no restante do Ceará) o fenômeno já terá atingido seu grau máximo, momento previsto para acontecer pouco antes, às 17h12. A duração total do eclipse será de 3h39min, terminando, portanto, às 20h01.



Além de parte do Brasil e de outros países da América do Sul, será possível avistar o eclipse, a olho nu, também em parte da África, Ásia Central, Leste da Ásia e Austrália. Em Fortaleza, os meteorologistas preveem céu com pouca nebulosidade na noite desta quinta-feira, o que deve facilitar a observação do fenômeno.



De acordo com Paulo Régis, membro do Clube de Astronomia de Fortaleza "um eclipse lunar ocorre quando a lua adentra a sombra que a Terra projeta no espaço. Tal evento só acontece quando há um alinhamento Lua-Terra-Sol, ou seja, quando nosso satélite natural está na fase de lua cheia".



Ele acrescenta ainda que "neste eclipse, devido às recentes explosões vulcânicas do vulcão chileno Puyehue-Caulle na Patagônia chilena, a Lua tende fortemente a um valor baixo na escala de Danjon*, pois o vulcão expeliu uma grande quantidade de cinzas na atmosfera terrestre".



*A Escala de Danjon (em homenagem ao astrônomo francês André Danjon) classifica os eclipses quanto ao grau de escurecimento do disco lunar e vai desde L = 0 ( lua quase imperceptível), até L = 5 (vermelho acobreado brilhante). Quanto mais limpa e transparente for a atmosfera da Terra, mais alaranjada ou avermelhada e brilhante é a Lua na totalidade.



Dicas para não perder o eclipse de vista



- Procure por um lugar que tenha um horizonte leste (nascente) livre de obstáculos, tais como árvores ou prédios no entorno, ou que seja bem alto, e de preferência longe de luzes artificias.



- A avenida Beira-Mar é dos melhores lugares de Fortaleza para ver o fenômeno



- No Litoral Leste, alguns dos melhores pontos de observação são o Porto das Dunas e a Prainha, em Aquiraz, bem como o litoral de Cascavel



- No Litoral Oeste, a praia da Lagoinha e adjacências, no município de Paraipaba



- No Interior procure um local com horizonte desimpedido



Com informações do Clube de Astronomia de Fortaleza.



Namaste!

EU SOU EDNA MARS♥



Nenhum comentário:

Veja Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Edna MarS"